Índice
Os podcasts vêm se apresentando como o novo modelo de engajamento do momento. É muito difícil conhecer alguém que não tenha visto sequer um corte de algum deles na atualidade.
Sua popularidade explodiu na pandemia, e fez dele um meio sólido para que empresas possam aumentar a visibilidade da marca. Mas, o que os torna tão interessantes, principalmente do ponto de vista empresarial? E por que o seu negócio deveria ter um?
Para responder essas perguntas, separamos algumas informações interessantes a respeito do formato, a fim de que entenda o seu potencial e como ele pode ajudar o seu empreendimento.
Aproveite e boa leitura!
O que são podcasts?
Podcasts nada mais são que conteúdos entregues em formato de áudio. Eles podem, ou não, conter vídeos.
Muito semelhantes aos programas de rádio, a principal diferença desse formato para o mais antigo é a possibilidade de ouví-lo quando e onde quiser. O podcast pode ser feito ao vivo, mas também tem a possibilidade de ser gravado.
Além disso, você pode acessá-lo por meio de diversas plataformas e até mesmo baixá-lo em um celular, pen-drive ou outro meio de armazenamento.
Pode-se dizer que o formato possui base no audio marketing. Logo, ele é uma boa oportunidade para comunicação, levando informações relevantes até o público.
Outro fator a se destacar aqui é a criatividade. Geralmente, podcasts têm a tendência de serem descontraídos e mais casuais, deixando boa parte da formalidade de lado.
Hoje, com apenas alguns cliques, você pode encontrar diversos modelos de podcasts na internet. Eles falam sobre os mais variados assuntos e têm diversos temas, podendo ir desde comédia até política.
A dinâmica de um podcast
A dinâmica existente no programa também é bem variada. No Mano a Mano, podcast realizado pelo rapper do Racionais, Mano Brown entrevista alguns convidados, mas também há episódios onde é apenas ele levantando discussões, contando histórias e trazendo pontos.
Outros programas como o Podpah, dos influenciadores Igão e Mítico, e o Flow, regido pelo influenciador Igor 3K, já são mais direcionados a entrevistar pessoas com experiências e histórias diferentes.
O Nerdcast, podcast do canal do Youtube Jovem Nerd, já foca mais em trazer notícias e discutir com o público assuntos relacionados ao mundo geek.
Apesar de ser uma tendência mais jovem, também existem CEOs que aderiram à prática do programa, como é o caso de Rodrigo Dantas, da Vindi, e Paulo Silveira, do grupo Caelum Alura. Eles, juntos, fazem o Like a Boss. Aqui, as entrevistas são com líderes de startups e companhias inovadoras.
O Café com ADM, regido por Leandro Vieira, tem como convidados empreendedores profissionais brasileiros reconhecidos no segmento de comportamento, carreira e negócio, como João Kepler e Augusto Cury.
Devido a toda essa flexibilidade, este formato permite falar a respeito de praticamente todos os assuntos, levantando discussões e chegando a soluções junto ao público.
Por que ele tem estado em alta?
“Certo, mas o que torna os podcasts tão populares?”.
Existem alguns fatores que fazem do formato um dos mais interessantes para o público no momento. Confira quais são os principais!
Maior proximidade com o público
O Podcast permite uma melhor interação com o público interessado em determinado assunto.
Durante o programa, o apresentador pode levantar perguntas aos convidados que sejam pertinentes ao tema, tornando a conversa cada vez mais interessante e relevante para o ouvinte.
Em modelos ao vivo, é possível, inclusive, trazer questionamentos e comentários do próprio público para a mesa de discussões. Fora que, ainda é possível receber feedbacks da entrevista em tempo real.
Para quem já utiliza de modelos gravados, é interessante permitir que as pessoas coloquem as perguntas que desejam ouvir as respostas nos comentários do anúncio do entrevistado, para que o apresentador saiba qual direção dar à conversa.
Assim, a ligação do público com o programa vai, gradativamente, se estreitando, permitindo que as pessoas comecem a enxergá-lo como uma referência nos assuntos tratados.
Além disso, caso o seu podcast seja de assuntos variados, é possível até mesmo se tornar um referencial do formato, como é o caso do Podpah e do Flow.
Passa maior credibilidade
Devido a presença dos convidados, a credibilidade que uma entrevista passa é muito maior do que um artigo ou post no instagram, por exemplo.
Afinal, temos mais tendências a acreditar no que é falado do que no que é escrito, principalmente quando ouvimos os argumentos de alguém que possui estudo e base no assunto.
Além disso, se o apresentador souber conduzir a conversa de maneira fluida e que traga pontos relevantes para o público, todo o programa agregará conhecimento para os ouvintes.
Isso acaba trazendo mais legitimidade e respeito por parte da comunidade para com a marca e o podcast em si, tornando-o uma referência em determinado assunto.
Discute assuntos importantes referentes ao tema
Com exceção de programas que abordam assuntos variados, todo programa discute pautas importantes dentro do tema a que se refere.
Usando o Like a Boss como exemplo, os entrevistadores e os entrevistados compartilham entre si diversas histórias, argumentos e pontos interessantes relacionados ao mundo das startups.
Eles vão além de como criar, o que é e maneiras efetivas de gerir. Falam sobre o que viveram, o que aprenderam e o que gostariam de saber lá no início para que o caminho até o sucesso tivesse sido mais brando.
Os podcasts são maneiras efetivas de adentrar, descobrir e compreender mais sobre um determinado tema. Além disso, eles também são ótimos meios de incentivar o público a consumir mais conteúdos de qualidade referentes ao assunto tratado.
Podcasts não são tão novos assim
Apesar do formato ter explodido em 2020, devido a pandemia, os podcasts existem há muito mais tempo. Para se ter uma ideia, o Nerdcast foi criado em 2006, por Alexandre “Jovem Nerd” Ottoni e Deive “Azaghal” Pazos.
E eles não foram os únicos. Fora do país, existiram e ainda existem diversos outros programas que surgiram no mesmo formato, em anos próximos a esse.
O primeiro podcast que se conhece surgiu em 1999 com o RSS. Entre 2001 e 2003, na Noruega, um funcionário da emissora MTV, apaixonado por rádio, criou programas baseados na invenção de 99.
O que aconteceu para a explosão deles foi que, graças ao isolamento social, as pessoas passaram a ficar tempo demais em casa. Nessa mesma época, séries em programas de assinatura, como Netflix, também ganharam muita audiência.
A adaptação para um novo estilo de vida foi o que fez programas em modelo virtual, que permitiram que as pessoas ouvissem ou assistissem o que e quando quisessem, e foi isso que impulsionou os podcasts.
Como fazer um podcast na sua empresa
Quer começar um podcast na sua empresa? Então, chegou a hora de descobrir como fazê-lo.
Antes de tudo, você precisa definir o tema do programa. Isso não precisa ter ligação total com o produto ou serviço que o seu negócio vende, mas é interessante, pelo menos, alinhá-lo ao seu setor de atuação.
Isso vai lhe permitir trazer assuntos que são relevantes para o seu público-alvo e para pessoas que se identificam com a situação-problema que deseja resolver.
Com isso definido, separe um lugar que tenha:
- Ambiente espaçoso;
- Mesa;
- Cadeiras;
- Microfone;
- Computador;
- Acesso à internet.
Será necessário contar com uma equipe para fazer tudo fluir da maneira certa. Você precisará de, pelo menos, um apresentador e alguém que entenda de programas de gravação e edição de áudio e vídeo.
Chegou a hora de entrar em contato com pessoas que são referências no seu setor de atuação. Se não conseguir chamá-las, traga, então, convidados interessantes que tenham conhecimento moderado sobre o assunto.
Falando em assunto, dê ao apresentador uma folha com possíveis perguntas que queira que sejam abordadas durante a entrevista. Isso vai permitir que ele direcione a conversa de maneira natural e focada.
Uma alternativa legal é fazer um programa piloto, com o CEO da empresa, para que possam experimentar o equipamento e ver o alcance inicial do programa.
Lembre-se também de disponibilizar o podcast em outras plataformas, como YouTube, Spotify e Deezer. Isso vai permitir que o público tenha acesso à gravação quando e onde quiser.
A gravação pode ser feita com programas como Audacity e Adobe Audition. Caso tenha vídeo, OBS Studio é a melhor alternativa disponível no momento.
Esse é o poder dos podcasts
Os podcasts têm um grande poder quando falamos de engajamento, visto que é uma ótima alternativa quando o assunto é aproximar a marca do público.
Seu dinamismo e diversidade também permite uma série de abordagens diferentes, indo de casuais até as mais técnicas.
Esse é um recurso poderoso que, junto a outras estratégias de marketing digital, vão permitir que a sua empresa consiga se aproximar do seu cliente.
Não sabe como inserir podcasts na sua estratégia e precisa contar com um time preparado para isso? Entre em contato com a Inside Digital e veja o que podemos fazer por você!